Recebemos semanalmente inúmeros e-mails com a mais clássica pergunta: “Quero realizar meu sorteio, como eu faço?”. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para que você possa dar os primeiros passos na divulgação do seu sorteio.

1o passo: Por que sortear?

Tenha em mente o principal motivo do seu sorteio, seja ele a divulgação ou promoção da sua marca, aumentar o número de curtidas/likes em suas página do Facebook, aumentar o número de seguidores no Instagram, Twitter ou quaisquer outras redes sociais. Mantenha o foco neste objetivo e, assim, sigamos para o próximo passo.

2o passo: Quem é o público-alvo?

Sempre que realizar um sorteio, procure distinguir o que é mais importante para a sua campanha. Por exemplo, considerando que você pretende aumentar o número de seguidores de sua página no Facebook, é mais interessante para você a quantidade ou qualidade destes seguidores?
Às vezes, é mais vantajoso você ter uma adesão maior de visitantes que se identifiquem com a sua marca do que ter um número alto de curtidas, porém sem engajamento com seus posts.
Definido quem é o público-alvo, vamos para o terceiro passo.

3o passo: O que sortear?

Agora que você já sabe o objetivo do seu sorteio e o público que deseja alcançar, faça um estudo sobre os hábitos/preferências destas pessoas.
Dependendo do assunto da sua página, procure produtos relacionados ou, até mesmo, algum produto que você venda (se você estiver promovendo um restaurante de sushi ou venda de doces, brigadeiros e etc… a gente aceita uns descontos, viu?) para sortear. Certifique-se de que este produto represente a sua marca e, se possível, faça uma pesquisa com alguns visitantes para saber se gostariam de participar de um sorteio deste produto, isso lhe ajudará a fazer a melhor escolha!

4o passo: Como realizar o sorteio?

De posse das informações anteriores, escolha um meio para sortear. No Sorteador, disponibilizamos ferramentas para realizar sorteios através de números, nomes, integrado com o Facebook, integrado com o Instagram e sorteios promocionais.
Cada um desses sorteios necessita de alguma interação do usuário para realizar, abrangeremos nos próximos posts como nossos sorteios funcionam e, à medida em que publicarmos, colocaremos os links abaixo.

Defina as regras do seu sorteio. Coloque em prática o primeiro passo, oriente o usuário a curtir sua página, compartilhar algum post ou qualquer outra ação que ache conveniente para sua campanha. Esta regra deverá ser conferida após o sorteio para que o mesmo seja válido.

Local e prazo para envio: Deixe claro para o seu visitante se o seu sorteio será válido para a sua cidade, estado ou todo país. Também, deixe claro o cronograma de envio caso você precise de tempo para produzir ou se o sorteio é válido somente para um intervalo de datas específico.

Data do sorteio: Seja sempre pontual. Marque a data do sorteio e esteja conectado no horário para a realização do mesmo. De preferência, conecte-se com pelo menos 1h de antecedência para realizar testes! 🙂

Transmissão e resultado: Defina como o seu visitante/cliente poderá visualizar o resultado ou a realização do sorteio. Especifique se o sorteio será transmitido ao vivo (pelo facebook live, instagram, youtube, etc) ou se será divulgado o resultado em algum lugar.

5o passo: Realize o sorteio!

Finalmente, agora que temos todo o escopo da campanha do sorteio em mãos, elabore um post e divulgue – na rede social que desejar – ou em seu blog, site, comércio e etc, o seu sorteio.

Lembre-se sempre de salvar o resultado e divulgar para os participantes! A pontualidade e envio correto do prêmio é a garantia de sucesso dos seus próximos sorteios! 😉

E aí, tem mais alguma dica? Tem alguma dúvida? Comenta aí que a gente atualiza este post!

[]’s,
Sorteador